Close
 
 
 

Sustentabilidade ambiental

 
 

Sustentabilidade ambiental

Estamos comprometidos em seguir as práticas recomendadas de gestão ambiental e reduzir os impactos do Grupo ao meio ambiente, tanto em nossas próprias operações quanto em nossa cadeia de valor mais ampla.

 

Impactos ambientais

Esperamos que os fornecedores identifiquem, entendam e trabalhem ativamente para evitar, minimizar e mitigar os impactos que causam ao meio ambiente.

Sempre que for viável, isso deve incluir o estabelecimento de uma política ambiental e de um sistema de gestão.

Os impactos ambientais podem incluir (entre outras coisas) impactos relacionados às emissões ao ar, água, solo e florestas, uso de materiais, consumo de recursos naturais e práticas de gestão de resíduos.

Quando relevante, os fornecedores também devem levar em consideração a proteção da biodiversidade, incluindo a prevenção do desmatamento e fragmentação de habitats e a proteção de espécies em perigo e ameaçadas de extinção.

 

Gerenciamento de desempenho

Sempre que for viável, esperamos que os Fornecedores gerenciem, monitorem e mantenham um registro de seu desempenho ambiental.

Quando for importante e viável, isso deve incluir a definição de indicadores essenciais de desempenho para medir o progresso em relação aos planos ou metas ambientais e para promover a melhoria contínua.

 

Considerações ambientais

Esperamos que os fornecedores integrem as considerações ambientais em seus projetos de produtos, operações e/ou prestação de serviços.

Quando relevante, isso deve incluir a contribuição para uma economia circular com o uso de menos recursos naturais e finitos, e com um projeto de reutilização de resíduos para manter os materiais em uso por mais tempo.

 

Cooperação com o Grupo

Esperamos que os Fornecedores forneçam ao Grupo (quando solicitado) as informações disponíveis relacionadas ao seu desempenho ambiental e com assistência suficiente para nossa busca pela redução dos impactos ambientais de nossas operações, produtos e serviços.

Em alguns casos, isso pode incluir (entre outras coisas):

  • avaliações do ciclo de vida em relação aos produtos do Grupo;
  • dados e informações sobre a pegada de resíduos dos produtos do Grupo; e
  • planos de redução de carbono em relação às emissões de Escopo 3 do Grupo.
 

O que são emissões do Escopo 3?

As emissões de carbono são categorizadas em três grupos ou “Escopos” pelo Protocolo para Gases do Efeito Estufa (GEE) do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD):
  • o Escopo 1 abrange as emissões diretas de fontes pertencentes ou controladas por uma organização;
  • o Escopo 2 trata das emissões indiretas da geração de eletricidade, vapor, aquecimento e resfriamento comprados e consumidos pela organização; e
  • o Escopo 3 inclui todas as outras emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma organização, incluindo bens e serviços adquiridos.
 

Entrar em contato com o Grupo