Close
 
 

Nossa forma de trabalhar

 
Skip Breadcrumb

Breadcrumb

 

Nosso Standards of Business Conduct (Código de Conduta Empresarial) consiste em um conjunto de políticas globais da British American Tobacco, manifestando os elevados padrões de integridade que estamos comprometidos a defender.

Nesse documento:

"Grupo" significa a British American Tobacco p.l.c. e todas suas subsidiárias;

"empresa do Grupo" significa qualquer empresa do Grupo British American Tobacco;

"normas" e "SoBC" podem significar as Normas do Grupo estabelecidas no presente documento e/ou as normas adotadas localmente por uma empresa do Grupo;

"colaboradores" incluem, quando o contexto admite, diretores, executivos e colaboradores efetivos das empresas do Grupo;

referências à "legislação" incluem todas as leis e regulamentos nacionais e supranacionais aplicáveis;

"LEX" significa Assuntos Jurídicos e Externos.

Versões locais do SoBC

Cada empresa do Grupo deve adotar o SoBC ou suas próprias normas que reflitam este último. Se uma empresa do grupo deseja implementar sua própria versão do SoBC, deve ser, pelo menos, tão rigoroso quanto este SoBC, ou ser analisado pela equipe LEX de Liderança do Grupo antes da sua adoção. Em caso de conflito do SoBC com a legislação local, prevalece a legislação.

Prioridade do SoBC

Em caso de conflito ou inconsistência entre o SoBC (ou versão local, se aplicável) e qualquer outro documento emitido por uma empresa do Grupo (incluindo contratos de trabalho), os termos do SoBC (ou versão local, se aplicável) prevalecerão.

Compromisso com a integridade

Devemos cumprir o SoBC (ou equivalente local) e toda a legislação e regulamentos que se aplicam às empresas do Grupo, aos nossos negócios e a nós mesmos. Devemos sempre agir com elevados padrões de integridade.

As nossas ações devem ser sempre legais. Ter integridade implica ir mais além. Significa que nossas ações, nosso comportamento e o modo como desenvolvemos nossa atividade devem ser responsáveis, honestos, sinceros e confiáveis.

Todos devemos conhecer, compreender e respeitar o SoBC ou o equivalente local.

O SoBC se aplica a todos os funcionários da BAT, suas subsidiárias e joint-ventures controladas pela BAT.  Caso seja um terceiro, estagiário, agente ou consultor que trabalhe conosco, pedimos-lhe que aja de forma consistente com o SoBC e aplique normas similares em sua própria organização. O SoBC é complementado pelo Código de Conduta do Fornecedor da BAT, que define os padrões mínimos que esperamos que nossos fornecedores cumpram.

Um legado de líderes

A criação de um legado de líderes é um dos componentes essenciais de nossa estratégia. Quando gerenciamos outras pessoas, devemos dar o exemplo, mostrando através do nosso próprio comportamento o que significa agir com integridade e em conformidade com os comportamentos esperados pelo SoBC.

A função dos gerentes direto

Nossas políticas e procedimentos do SoBC se aplicam a todos, independentemente de sua função ou hierarquia. Os gerentes são os principais modelos do SoBC. Se você gerencia pessoas, deve garantir que todos os seus colaboradores leiam o SoBC e recebam a orientação, os recursos e o treinamento necessários para compreender o que é esperado deles.

Os gerentes direto devem:
  • conhecer os valores da BAT e defender o que está correto;
  • treinar sua equipe para garantir que eles saibam "Cumprir com integridade" e reconhecer comportamentos consistentes;
  • ser um modelo de respeito no local de trabalho;
  • promover um ambiente em que as preocupações são manifestadas livremente, sem receio de retaliação;
  • levantar preocupações quando apropriado;

Não tolerar exceções ou concessões.

Nenhum gerente direto tem autoridade para impor ou aprovar qualquer ação contrária ao SoBC ou ilegal. Em nenhum caso permitiremos que nossas normas sejam comprometidas em nome dos resultados. A forma como você cumpre é tão importante quanto o que você cumpre.

Caso um gerente lhe imponha uma ação ou ignore algo que viole o SoBC ou a lei, informe esse fato à Gerência Senior, seu Consultor LEX local ou a um dos "Responsáveis Designados/ gerentes de Compliance". Você também pode denunciar o assunto por meio da nossa linha direta confidencial Speak Up, caso não consiga falar com alguém internamente.

Nosso próprio juízo ético

O SoBC não pode cobrir todas as situações que podemos encontrar no trabalho. Devemos, acima de tudo, escolher a que acreditamos ser, verdadeiramente, a ação correta a tomar e se ela não for clara, perguntar a si mesmo:
  • Isso é legal?
  • É consistente com as regras e orientações internas que podem ser aplicadas a essa situação?
  • Parece certo?
  • Eu me sentiria confortável ao explicar meu comportamento à diretoria da empresa, à minha família e amigos ou à mídia?
  • O meu comportamento afeta quem? Essa pessoa o considera justo?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for "não" ou "não tenho certeza", então não prossiga e discuta o problema com seu gerente direto, com a Gerência Senior, seu Consultor LEX local ou entre em contato com o Head of ComplianceHead de Compliance em sobc@bat.com

Obrigação de reportar uma violação

Temos a obrigação de reportar qualquer suspeita de práticas ilícitas de violação do SoBC ou da lei. Também devemos reportar qualquer comportamento semelhante de terceiros que trabalham com o Grupo.

Tenha certeza de que a BAT não tolerará nenhuma retaliação contra pessoas que levantem preocupações ou relatem suspeitas de violações do SoBC ou de conduta ilegal.

Consequências de uma violação

Serão tomadas medidas disciplinares em relação a comportamentos que violem o SoBC ou sejam ilegais, incluindo a cessação da relação laboral em caso de violações particularmente graves.

As violações do SoBC ou da lei podem ter graves consequências para o Grupo e para os envolvidos. Caso o comportamento tenha sido criminoso, ele poderá ser comunicado às autoridades para investigação, podendo resultar em um processo penal.

Confirmação anual

Todos os anos, todos os nossos colaboradores e entidades empresariais devem confirmar formalmente que cumpriram o SoBC.

Para os colaboradores, isso deve ser realizado na aprovação anual do SoBC, no qual reiteramos nosso compromisso e cumprimento do SoBC, bem como reportamos novamente qualquer conflito de interesses pessoais em nome da transparência.

Para as entidades empresariais, tal confirmação deve ser realizada no Navegador de Controle/ Contr, no qual confirmam que sua área de atividade, ou mercado, dispõe de procedimentos adequados para apoiar o cumprimento do SoBC.