Close
 
 

Precisão na contabilidade e manutenção de registros

 
Skip Breadcrumb

Breadcrumb

 

O registro e a comunicação honestos, exatos e objetivos de informações financeiras e não financeiras são essenciais para a reputação do Grupo, para a sua capacidade de cumprir as obrigações legais, fiscais, de auditoria e regulamentares, bem como para apoiar as decisões e ações comerciais das empresas do Grupo.

Informações e dados precisos

Todos os dados que criamos, financeiros ou não financeiros, devem refletir de modo exato as transações e os eventos abrangidos.


Devemos respeitar a legislação, os requisitos contábeis externos e os procedimentos do Grupo aplicáveis ao reporte de informações financeiras e de outras informações comerciais.

Isso se aplica a dados em papel, formato eletrônico ou em qualquer outro meio.
A não manutenção de registros exatos é contrária à política do Grupo, podendo também ser ilegal.
Jamais existe uma justificação para a falsificação de registros ou para a deturpação de fatos. Esse comportamento pode equivaler a fraude e resultar em responsabilidade civil ou penal.

Gestão de registros

As empresas do Grupo devem adotar políticas e procedimentos de gestão de registros que reflitam a Política de Gestão de Registos do Grupo.


Devemos gerir todos os nossos registros comerciais importantes em conformidade com estas políticas e procedimentos e jamais alterar ou destruir os registros da empresa, salvo nos casos permitidos.

Devemos estar familiarizados com a política e os procedimentos de gestão de registros que nos são aplicáveis.

Respeito das normas contábeis

Os dados financeiros (por exemplo, livros, registros e demonstrações) devem cumprir com os princípios contábeis geralmente aceitos e com as políticas e os procedimentos contábeis e de reporte do Grupo.

Os dados financeiros das empresas do Grupo devem ser mantidos em conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos aplicáveis no respectivo país de domicílio.

No que diz respeito ao reporte do Grupo, os dados devem cumprir as políticas e os procedimentos contábeis (IFRS) do Grupo.

Cooperação com auditores externos

Devemos cooperar plenamente com os auditores internos e externos do Grupo e garantir que toda a informação detida pelos mesmos relevante para a auditoria de uma empresa do Grupo (informações de auditoria relevantes) seja disponibilizada aos auditores externos da empresa.

A nossa obrigação de cooperar plenamente com os auditores externos está sujeita a restrições jurídicas, por exemplo, no caso de documentos legalmente confidenciais.

Caso contrário, devemos responder imediatamente a qualquer pedido dos auditores externos e lhes conceder pleno e livre acesso aos colaboradores e documentos relevantes.

Em caso algum devemos fornecer informações a auditores internos ou externos que sabemos (ou deveríamos razoavelmente saber) que são enganosos, incompletos ou inexatos.

Documentação de transações

Todas as transações e contratos devem ser devidamente autorizados a todos os níveis, bem como ser registrados de modo exato e completo.
Todos os contratos celebrados por empresas do Grupo, quer com uma outra empresa do Grupo quer com um terceiro, devem ser comprovados por escrito.

Caso sejamos responsáveis pela preparação, negociação ou aprovação de um contrato em nome de uma empresa do Grupo, devemos garantir que este seja aprovado, assinado e registrado de acordo com a política e os procedimentos de aprovação de contratos relevantes.

Todos os documentos preparados por uma empresa do Grupo relacionados com a venda dos seus produtos, no mercado interno ou para exportação, devem ser exatos, completos e dar uma perspectiva adequada da transação.

Toda a documentação deve ser conservada (em conjunto com a correspondência relevante), sempre que necessário, para uma eventual inspeção pelas autoridades fiscais, aduaneiras ou de outra natureza.

Com quem falar

Seu gerente direto
Gerência Senior
Seu Consultor LEX local
Head of Compliance:
()